Wednesday, September 19, 2012

Da esquerda ou pelo direito?

Para uma questão de transparência em assuntos de política, eu gostaria que não nos esquecessemos do que foi em tempos chamado de direita e o que foi chamado de esquerda.
 
Ora a direita eram os ditadores, os financeiros, o salazarismo, o franquismo, os que zelavam pelo poder do capital, os donos da terra, os que usavam o povo como peça da máquina financeiro/económica, os dos trickle down reaganomics, dos thatcherismos, dos submarinos, das pontes sobre o Tejo, das 3 autoestradas para o Porto, etc. Isso foi o que recebeu o nome de direita, e ainda o é! Convém não esquecer!
 
A esquerda eram os comunistas, os socialistas, os anarquistas, os hippies, os movimentos de estudantes, os do outro lado, do lado do povo como seres dignos de serem tratados como seres humanos, com dignidade, do 25 de Abril. Mas para os desvalorizar, chamaram-nos de esquerda, e a esquerda sempre foi o lado demonizado, o lado sinistro. Não era bom ser canhoto. Até calhava bem. E dava jeito aos da direita. E ainda dá muito jeito continuar a demonizar!
  
Acho que está na hora de passar a chamar os partidos da tal direita pelo seu devido nome, exploradores do povo como máquina productiva, e aos partidos da esquerda pelo que são, defensores da dignidade humana. Por muitos defeitos e valores que cada um possa ter, essa é a essência dos dois lados da moeda política.
   
Deixemo-nos de branqueamentos com direitas e esquerdas. Até com cores, como se esses conceitos fossem passivos de cores à moda de clubes desportivos. Pseudónimos de conveniência apenas para alguns.

No comments:

Post a Comment