Wednesday, May 8, 2013

Aviso aos navegantes III


Quando se chega à fronteira de entrada neste país que é o nosso destino e onde se fala a nossa língua há um funcionário dos serviços de fronteira que escreve a matrícula do carro e o número de passageiros noutro papelinho, semelhante ao do outro lado, que nos entrega sem dizer para que serve. A uns metros desse funcionário há um grupo de homens, sem farda, mas com uma plaqueta de identificação pendurada ao pescoço. Mandam parar o carro e pedem pelo papelinho que o funcionário nos acabou de dar, e indica-nos para seguir um deles. Não é possível ler o que está escrito nas plaquetas de identificação pois que todas estão viradas com o lado em branco para fora. Notei e não gostei da coincidência.
Quando perguntamos quem são então nos dizem que são agentes independentes, despachantes, que furam a fila e passam com os nossos passaportes pelo processamento em que naquele momento entrava uma fila de dezenas de outros cidadãos que escolheram não usar os serviços de um destes despachantes. Tudo isto em troca de uns Meticais.
Antes de sair da zona de fronteira e seguir viagem é necessário comprar seguro contra terceiros para o país de destino. Há várias empresas com quiosques dentro da zona de fronteira. Concessões concedidas a alguns sob um processo de contratação que me é desconhecido. 
Foi num destes quiosques que comprámos o nosso seguro contra terceiros e onde por fim aceitámos os serviços de um dos despachantes que também era empregado da agência de seguros. Não por confiarmos no sistema mas porque a fila era realmente longa, estávamos cansados da viagem e porque confiámos no facto que o despachante indicado tinha o aval do agente da empresa seguradora cujo nome nos era familiar.
Em troca de 100 Meticais esse agente passou pelo controle de passaportes, preencheu um formulário de entrada do carro que já estava pré-carimbado e assinado pela alfândega, e atraiu um agente alfandegário para a vistoria do carro e a assinatura final no papelucho que nos iria permitir sair da zona de fronteira e seguir o nosso caminho.
É preciso levantar dinheiro no Multibanco para pagar em Meticais as portagens.

No comments:

Post a Comment