Tuesday, March 24, 2015

Queixas de um viajante

Se há alguma coisa que realmente me irrita solenemente é ter, na minha ausência, a minha mala de viagem invadida por alguma pessoa mal intencionada em algum aeroporto internacional. Uma violação da minha privacidade e uma violação da confiança depositada pelas organizações dos aeroportos e pelos seus superiores nessas pessoas que manuseiam os bens alheios.
  
Por algum motivo que me escapa, embora haja inúmeras razões inventadas, de vez em quando, e em alguma viagem internacional, a minha mala não acompanhada é aberta e vasculhada. Invariavelmente, quando chego ao destino, noto que falta alguma coisa.
É o roubo descarado, por vezes insignificante em valor, mas é o roubo de algo que faz falta quando é preciso.
  
Desta vez foi um cinto. Um cinto de "lona sintética" com fivela de plástico. Nada de valioso mas que foi posto na mala porque me iria fazer falta, além do cinto que levava comigo.  
  
Nas minhas viagens encontro sempre gente interessante. Por vezes esses encontros são recordados como as experiências mais marcantes dessa viagem. Esses são o lado positivo. O lado negativo são esses "roubinhos", que por muito insignificantes que sejam, sujam a imagem positiva que de outro modo eu preservaria de alguns povos que encontro nas minhas viagens.
  
Sei que generalizo, mas é a emoção e a impressão negativa que fica e mais perdura. 

No comments:

Post a Comment